Educação - Bateria

Com o avanço tecnológico dos componentes eletrônicos dos veículos e o surgimento de tantos outros ligados diretamente a sua mecânica, bem como outros instrumentos como computadores de bordo, a parte elétrica passou a ser de fundamental importância para o bom funcionamento de todo o sistema, juntamente com o alternador.

Dentro do sistema elétrico do veículo, podemos destacar a bateria, que é o coração de todo o sistema, ela é um acumulador de energia, que faz toda a parte elétrica do veículo funcionar. O nome correto da bateria, é bateria de acumuladores, pois é essa a sua função, ela acumula energia química que se transformará em energia elétrica.

A grosso modo, o alternador do veículo é o responsável em produzir a energia elétrica para todo o veículo (inclusive recarregar a bateria), mas só funciona quando o motor estiver ligado, ficando a bateria como a responsável em produzir essa energia quando o veículo estiver com o seu motor desligado.

Dentro da bateria existe uma solução de 20% de ácido sulfúrico e 80% de água destilada, chamada de eletrólitos, solução essa que deverá cobrir as placas da bateria. As placas são isoladas entre si e estão dentro de vasos que são ligados em série (cada vaso possui normalmente 2 volts) alternando a sua polaridade e possuem a função de realizar a reação química que produzirá a energia elétrica, a esse conjunto nós chamamos de elementos da bateria.

A bateria esta ligada aos outros sistemas, através de cabos que são presos em dois pinos, um positivo e outro negativo, na sua parte externa e para facilitar a identificação, o pólo positivo (+) é o mais grosso e o negativo (-) o mais fino. O pólo negativo é o terra.

Na água destilada estão ausentes os sais minerais e outras substância que existem na água comum, como os sais podem, em algum momento, colocar em contato uma placa positiva com outra negativa, que podem estragar a bateria ou diminuir acentuadamente o seu tempo de vida, é aconselhável que só se use água destilada para completar a solução.

  • CUIDADOS NO MANUSEIO COM A BATERIA

Toda bateria produz gases explosivos, dessa forma evite provocar fogo, produzir faíscas ou fumar próximo a bateria, mesmo sendo a probabilidade pequena, o acidente pode acontecer;

Como a bateria possui solução ácida que é bastante corrosiva, evite inclina-la de modo a que essa solução vaze pelas rolhas de colocação de água destilada;

Mantenha sempre fora do alcance de crianças;

Leia o manual de instruções de cada bateria, ele possui informações importantes;

As baterias seladas possuem um respiro para que os gases produzidos no seu interior sejam expelidos, a expressão de bateria selada não é verdadeira, todas possuem esse respiro, pois senão as baterias explodiriam.

Veículos com grande quantidade de equipamentos eletro-eletrônicos, ar condicionado, necessitam de uma bateria com amperagem maior, como também, possuem uma tendência da bateria ter um tempo útil menor.

Quando uma bateria se descarrega, ela precisa de de 24 horas para recarregar (recarregadores) ou de algumas horas contínuas de uso do veículo.

  • SAIBA COMO AUMENTAR O TEMPO DE VIDA DA SUA BATERIAS


1.Ao ligar o veículo, dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos;
2.Não deixe luzes, equipamentos de som ou outro equipamento que consuma energia ligado (ou por muito tempo ligado), quando o veículo estiver desligado, pois a energia utilizada será exclusivamente a da bateria;
3.Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade da partida do motor, luzes fracas (ou se apagam quando se tenta ligar o motor), problemas relacionados ao regulador de voltagem, correias frouxas ou fio terra solto;
4.Ao instalar um equipamento opcional em seu veículo, verifique junto ao manual do equipamento ou junto a especialistas se a bateria suportará esse novo equipamento;
5.Não permita que testem a bateria fechando o curto- circuito entre os pólos, pois além de não ser confiável esse procedimento, a bateria pode ferver (o que não caracteriza defeito) e/ou estragar.
6.A constatação de defeitos só pode ser feita através de aparelhos que testam todos os elementos da bateria.





CONTATOS












Notícias de Trânsito

desde 1998 o portal
do trânsito brasileiro