DIRIGINDO O VEÍCULO

ANTES DE DIRIGIR, VERIFIQUE:

1. Se os pneus estão bem calibrados;

2. O nível do fluido de arrefecimento (radiador), óleo (motor e freio) e água para o limpador de para brisa;

3. Se os espelhos retrovisores estão na posição correta;

4. Se os equipamentos do veículo estão funcionando;

5. Se a regulagem do banco esta boa;

6. Se há combustível suficiente;

7. Se o cinto de segurança funciona corretamente;

8. Planeje seu itinerário, evite passar por locais de movimento excessivo, como uma escola ou casa de show no horário de entrada ou saída.

9. Se você esta em condições de dirigir no percurso desejado.

10. Antes de viajar, faça uma boa revisão em seu carro, pneus (estado e calibragem, inclusive o socorro), freios (pastilhas, óleo, lonas), motor (check-up geral), radiador (água ou fluido), luzes e demais equipamentos (chave de roda, triângulo. Use (passageiros também) roupas leves, folgadas e confortáveis; não obstrua a sua visão traseira e lateral com malas; não use bebidas alcoólicas, descanse bem antes de cair na estrada; planeje o seu roteiro (estradas, postos de combustíveis e rodoviários, locais para pernoite ou apoio). Lembre-se, o fracasso da sua viagem pode acontecer devido a um "pequeno" problema desse. Veja mais sobre o assunto, na página de DIREÇÃO DEFENSIVA.

NA DIREÇÃO DO VEÍCULO:

1. Olhe sempre para os retrovisores, tenha conhecimento de quem esta ao seu redor.

2. Tenha sempre o controle e o domínio do veículo, respeite seus limites e os do veículo.

3. Evite trafegar no fundo de ônibus e caminhões, se for o caso, faça com que o condutor saiba que você esta atrás dele e mantenha distância. O mesmo procedimento para as laterais.

4. Assim que começar a escurecer, acenda as lanternas e a noite use sempre os faróis, mesmo que a via seja iluminada (o não uso é infração), no caso de chuva, é sempre recomendável acender os faróis, você estará mais visível.

5. Dirija sempre com atenção, evite parar bruscamente e sinalize sempre sua intenção.

6. No caso de derrapagem em curvas, nunca pise no freio, tire o pé do acelerador e se o carro for com tração dianteira gire o volante para dentro da curva (ele tende a sair de frente), se a tração for traseira ele tenderá a sair de traseira portanto gire o volante para o sentido oposto ao da curva.

7. Se tiver que parar o carro na pista, sem acostamento ou numa emergência, acione de imediato o pisca- alerta, observe e procure desembarcar com segurança e coloque o triângulo de sinalização numa distância de no mínimo 40 metros e sempre na linha reta da lateral traseira do seu veículo voltado para a pista, para dar uma distância de segurança lateral.

8. Evite dar freadas bruscas e que venham a travar os pneus, isso faz com que você perca estabilidade e o controle do veículo, principalmente na chuva, assim como não freie dentro das curvas, é perigoso, reduza a velocidade antes de entrar nela.

9. Respeite a sinalização, os seus limites e os do veículo, procure a boa convivência com os outros condutores e pedestres.

10. Veja mais dicas para a condução em dias de chuva.





CONTATOS












Notícias de Trânsito

desde 1998 o portal
do trânsito brasileiro